sexta-feira, 24 de junho de 2011

Carta desabafo

Aliados, Frequentadores do Parque e Defensores do Verde e de uma Vida mais Saudável.

De nada tem adiantado os diversos Movimentos de diferentes comunidades da cidade de São Paulo em defesa de seus parques e áreas verdes. Parece não chegar aos ouvidos do Sr Prefeito, nem ao conhecimento da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, as inúmeras matérias publicadas recentemente nos jornais sobre a importância dessas áreas verdes para a saúde e a qualidade de vida da população.

Pouco efeito tem surtido os piqueniques, as caminhadas pelo verde, os abraços aos parques para alardear e demonstrar publicamente que a população não deseja mais construções a sua volta, mas, sim, espaços verdes, áreas livres, onde possam conviver e se sociabilizar com tranqüilidade e segurança.

Pois, mais uma vez, esta Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que deveria defender as poucas áreas verdes que ainda nos restam, promove uma nova Audiência Pública, abrindo mais uma brecha para se aprovar um empreendimento de uma construtora que pretende destruir grande parte da última área verde do Centro de São Paulo, para erguer no local duas enormes torres de concreto armado.

O que mais é preciso fazer para que o poder público entenda e acate os anseios da população?

São mais de 20 mil assinaturas no papel e quase 10 mil assinaturas na petição on line pela preservação destes 24 mil m² de verde e a criação ali do Parque Municipal Augusta.

Que interesses se escondem por trás deste descaso e má vontade em respeitar a opinião pública?

Será que estes senhores se esquecem que ocupam seus cargos públicos graças aos votos desses mesmos cidadãos, cujas reivindicações estão sendo ignoradas constantemente?

Mas somos guerreiros e incansáveis na nossa luta pelo Parque Augusta. Sabemos a força e o poder que a união de pessoas no exercício de sua cidadania tem para conquistar os seus interesses. Faremos o impossível para salvar estas árvores centenárias da destruição. Recorreremos a todas as instâncias judiciárias para fazer valer os nossos direitos estabelecidos na Constituição e para nos proteger destes irresponsáveis que caminham na contramão do pensamento mundial de preservação do nosso planeta, que querem assassinar nossas árvores e não defendê-las.

SENDO ASSIM, VAMOS LOTAR A CAIXA POSTAL DESTES SENHORES COM MANIFESTAÇÕES DE REPÚDIO A ESTA NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA E À AMEAÇA PERMANENTE DE DESTRUIÇÃO DESTA ÁREA VERDE COM A CONIVÊNCIA DE QUEM DEVERIA DEFENDÊ-LA.

QUEM SABE ASSIM ELES ENTENDAM MELHOR NOSSOS ANSEIOS?

Secretário do Verde e do Meio Ambiente (será mesmo!?)

eduardojorge@prefeitura.sp.gov.br


"SGM - Gabinete do Prefeito": , gabinetedoprefeito@prefeitura.sp.gov.br

Aliados do Parque Augusta





Muito oportuna essa carta/desabafo. Vamos aproveitar o momento e fazermos uma reflexão aqui nesse mesmo espaço virtual. Não pretendo discutir quem, nem porque estamos errando. Importante agora é não continuarmos errando. Mas, precisamos saber no que erramos, em que momento, ou quais iniciativas estavam erradas.

Nesse sentido, explico, alguns detalhes que acho importante sobre a minha ausência da reunião de fevereiro/2011. Marcamos para uma 3ª feira e estava confirmada até no domingo. Mas houve antecipação para a segunda feira e não li a mensagem a tempo. Sendo assim, não foi possível o meu comparecimento e, apesar de solicitar um resumo das discussões, não as recebi.

Em maio, fiquei sabendo da programação do "Picnic" programado para o dia do meio ambiente,como defato aconteceu. Acho que foi uma idéia inovadora e poderíamos ter aproveitado muitomais a excelente idéia.

Qual o problema? Acredito que o "picnic" ficou desvinculado da nossa luta pelo parque Augusta. Na minha opinião, toda a divulgação deveria ter sido em primeiro lugar, chamando a nossa reivindicação, a nossa luta! As pessoas iriam comparecer para rivindicar o parque Augusta! Mas, as pessoas que compareceram, em sua maioria, estavam apenas divertindo-se. Espero que ao menos, saibamos aprender com os nossos erros. A história mostrada nos painéis, foi muito oportuna. Mas, acredito que será ainda mais importante que aquelas pessoas nos escrevam dizendo sobre os erros cometidos e as estratégias da vitória. Sem esquecermos que o momento é muito diferente, concorrido e mais corrupto.

Por que os alunos não compareceram? Os alunos foram informados de um "picnic", assim dizia a divulgação escrita e, o tempo foi bastante escasso para trabalharmos explicando os nossos principais objetivos.

Aproveito para informar que os nossos alunos, estão em férias apartir do dia 04.07 e, a não ser que façamos um enorme trabalho conjunto, não teremos a participação deles no dia da audiência pública.

Sugestões:

1) Estimularmos esse debate com os alunos logo após a apresentação da peça "Super C", ainda com a presença dos atores no palco;

2) Fazermos uma apresentação pública e gratúita da peça "Super C", seguida de debate;

3) Contatarmos os demais organizadores e atores dos demais movimentos para uma manifestação conjunta nos dias 9 ou 10.07, aqui na região central quando poderemos ter um número maior de participantes e poderemos merecer o apoio de alguns veículos de comunicação. Não esperemos a cobertura ou divulgação dos grandes jornais ou TVs por ser esses nossos vilões, grandes anunciantes.

4) Enviarmos cópia dessa sua carta, a qual assino em baixo, para Marina Silva (que defendeu Eduardo Jorge, em sua entrevista no programa Roda Viva da TV Cultura), SOS Mata Atlântica, e demais personalidades que tivermos acesso, além de divulgar nos foruns de meio ambiente, nos jornais e na imprensa em geral.

5) Divulgar a sua carta com o link da petição e a quantidade (nº) total de assinaturas até o presente momento, com os endereços de e-mail dos veriadores, deputados estaduais e de mais políticos, para que todos nós, nossos amigos e demais pessoas possamos divulgar;

6) Procurar somar todas as idéias que nos levem a vitória que é a criação do parque Augusta. Sem descartar qualquer ídéia. Enquanto isso poderiamos tentar conseguir o apoio de deputados estaduais e abrir nova frente para um parque estadual!

Por enquanto é só! Precisamos, sem perda de tempo arregaçar nossas mangas e sairmos à luta. Qualquer tempo perdido, estaremos "jogando nossas toalhas no chão".

Aguardo respostas para esse debate virtual.

Antônio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário