domingo, 10 de maio de 2015

Mais trabalhos de faculdade explorando e ampliando nossa luta pelo Parque Augusta

Ana Beatriz Veiga, Antonia, Erika Santos, Sueli Silva - FMU 2015 Profª Elizabeth Fortunato Projeto de aula de ciências. • 5 ano do ensino fundamental- duração 8 aulas Objetivo: · compreender e analisar valores conduzindo uma convivência harmoniosa entre meio ambiente e o homem, analisando criticamente a destruição inconsequente dos recursos naturais e de varias espécies em que o homem interfere negativamente. Compreender que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, que suas reservas devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdícios e considerando os limites. Planejar para a cidade em que os alunos vivem obter cada fez mas áreas verde de acesso ao público, desenvolver atitudes voltadas para a luta em torno da preservação e criação de áreas verdes. Compreender que a escola é um local onde o aluno dará sequência ao processo de socialização e ensino aprendizagem que contem nos livros e nas aulas praticas. Considerar a importância da temática ambiental e a visão do mundo, tempo e espaço e a visão do mundo, tempo e espaço, a escola e os professores deveram oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, para os outros seres vivos e sua consequência para os outros seres vivos e o ambiente. Princípios Gerais da educação ambiental. Sensibilização- processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico compreensão- conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais. responsabilidade - reconhecimento do ser humano como principal protagonista. cidadania- participar ativamente e resgatar direitos promovendo ética capaz de conciliar o ambiente e sociedade. Aula 01 e 02. Os alunos irão levantar o perfil ambiental das escolas ( se possui verde, horta, separação do lixo etc.). Acompanhamento de projeto e ambiente das sub prefeitura onde a escola esta inserida, analisar com a comunidade e a escola agem diante da natureza e se o bairro possui bastante área verde. Os alunos irão propor melhorias. Aula 03: Apos a sondagem de campo os alunos deverão desenvolver campanhas educativas, como visita ao Parque Augusta, identificar como está a preservação do parque, comparar fotos do parque antigas com atuais e analisar os projetos que o parque tem para o futuro. Aula 4 e 5: Dividir a turma em grupo para análise e discussão sobre a visita de campo e melhorias para o Parque Augusta. Este projeto é um conteúdo disciplina, porém o professor pode fazer constantemente contato com outra disciplina tal como a geografia , que compreende o espaço geográfico com o resultado da ação dos homens. Aula 06 Os alunos irão elaborar um painel, ou cartaz separados em grupos de 4 pessoas, visando e pesquisando o que eles aprenderão sobre as aulas anteriores e o que é relevante para a vida sustentável da comunidade, a importância das ações para o meio ambiente. Aula 07 e 08 A professora inicia a aula convidando os alunos para se sentarem em círculo e ouvirem uma história "o caminho para o vale perdido" de Patrícia Engel Seco .Em um segundo momento a professora irá questionar os alunos sobre o que acharam da história. 1- o que acharam dessa história 2- quem era Rodolfo? 3- onde Rodolfo morava? 4- como era esse lugar ? Os alunos vão responder as questões sobre a história e reciclagem, pontuando no caderno e discutindo em roda de conversa com a sala, frisando os pontos negativos de morarem em um lugar onde não se pratica nada em prol do meio ambiente. Para a aula seguinte os alunos deverão trazer uma foto de pratica de reciclagem e boa ação para o meio ambiente podendo ser em casa ou no bairro. Os alunos vão discutir sobre as ações. Sugestões do professor- Além da visita com a escola, as crianças poderão voltar com as famílias para criar um laço afetivo com o parque e o meio ambiente, desenvolvendo uma identidade ambiental estendendo para a família essa questão social de preservação da natureza e inserir o ser humano como de fato é parte da natureza e não exclui-los. Estendendo esse laço para a toda a família ampliando o público de foco. Avaliação A avaliação será cumulativa e continua durante o desenvolvimento de todas as atividades com a orientação e acompanhamento do professor. Será solicitado aos alunos relatório periódicos de todas as atividades desenvolvidas e socializadas através das discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário