quarta-feira, 17 de julho de 2013

“Pic Nic à Moda Antiga”: sucesso em sua 3ª edição

Como esperavam os organizadores, a terceira edição do Pic Nic à Moda Antiga, que está virando tradição na rua Augusta, foi um sucesso, reunindo centenas de pessoas. “Comovente! Emocionante! Gratificante! Irradiante! Além das infinitas sensações prazerosas de existir que as palavras não traduzem”, diz Sérgio Carrera, do Comitê Aliados do Parque Augusta. Contraponto à violência assustadora que nos ameaça a cada dia, o evento transcorreu em absoluta paz, realmente com grande tranquilidade e alto astral. As declarações de agradecimento, os elogios, as expressões de alegria nos rostos dos presentes, a música no ar e a constatação de que a vida pode ser maravilhosa e de que é disso que o ser humano precisa e merece, compensam todo o esforço dispendido na organização e realização desse encontro anual, de acordo com Carrera. “A salvação do planeta está na união de pequenas ações como esta pela criação do Parque Municipal Augusta e preservação de seu verde! Merecemos um mundo melhor!”, afirma ele.
Todo ano os Aliados do Parque Augusta, em parceria com a SAMORCC - Sociedade dos Amigos e Moradores do Bairro de Cerqueira Cesar, realizam um evento comemorativo na semana do Dia do Meio Ambiente. Em 2011, 2012 e este ano, o Pic Nic à Moda Antiga foi realizado na rua Augusta, entre as ruas Marques de Paranaguá e Caio Prado, bem ao lado do “parque”, que, até o momento constitui uma preciosa área verde, com 24 mil m², mas onde, de acordo com PL 345/06, será instalado o Parque Municipal Augusta, com previsão para 2016, no Plano Diretor da cidade. Esse Projeto de Lei foi aprovado em 1ª votação na Câmara, por unanimidade, e aguarda a 2ª votação. O aconteceu dentro da programação oficial da Virada Sustentável, contando com diversas atrações musicais, entre elas a do músico UMANTO (voz, violão e tchelo); do saxofonista e flautista Maurício Santos e do violinista Glauco Seiji Imasato; performers da Cia de Teatro Pompa Cômica e um painel de fotos das edições anteriores do Pic Nic, com o histórico da luta pelo Parque Augusta que já dura uma década, além de um varal cenográfico com toalhas xadrez de diversas cores.
A comunidade decidiu realizar um Pic Nic pela possibilidade que o evento oferece de convívio e confraternização entre as pessoas, que se perdeu no tempo por falta de espaços públicos apropriados. À Moda Antiga para homenagear a época do colégio Des Oiseaux, inaugurado em 1907, cujas mantenedoras, naquela época, já com consciência ambiental, deixaram em documentos condições especiais de uso do terreno, salvando as espécies arbóreas da destruição até os dias de hoje. Acontece em pleno asfalto da rua Augusta para alertar a todos da falta cada vez maior de espaços ao ar livre para o lazer da população, ocasionada pelo descaso dos governantes e pelo apetite voraz e destruidor da especulação imobiliária. Informações sobre os Aliados do Parque Augusta, suas iniciativas e manutenção podem ser obtidas com Sérgio Carrera - www.facebook.com/aliadosdoparqueaugusta

2 comentários:

  1. Queremos nós dos Conselhos de São Paulo estar presentes sempre pois acreditamos no que pretendem. E queremos também que vcs participem das reivindicações de outros movimentos, esperamos contar e partilhar nossos anseios e sonhos por uma cidade que é a que todos querem!

    ResponderExcluir
  2. Pode contar conosco Paulo! Estamos dispostos para juntarmos nossas forças aos demais grupos que luta pela causa ambiental. Ontem mesmo, os Aliados do Parque Augusta estavam presentes na manifestação contra o corte das 30 árvores na av. Francisco Matarazzo na Pompéia/Perdizes. Veja que absurdo! O poder público autoriza a construção de um mega empreendimento "sem recuo" da via pública e pouco tempo depois quer excluir as árvores da avenida para liberar a via para os automóveis. Só nas ruas, conseguiremos alcançar nossos objetivos. Vamos pra RUA!

    ResponderExcluir